Serviços cogerenciados: otimize a atuação com departamentos internos de TI e outros MSPs para reduzir riscos cibernéticos

Descubra como funciona essa estratégia, quais as suas principais vantagens e como aplicar em sua rotina como MSP 

Ameaças cibernéticas evoluem constantemente e a tecnologia avança de forma rápida, já era de se esperar que as organizações enfrentassem, nesse cenário, o desafio contínuo de manter suas operações seguras e eficientes. Um conceito que tem ganhado destaque é o cogerenciamento de serviços de TI, uma estratégia colaborativa que une as habilidades e recursos de Prestadores de Serviços Gerenciados de TI (MSPs), departamentos internos de TI, ou até mesmo, outros MSPs. 

Esta abordagem não só potencializa a capacidade de resposta às ameaças cibernéticas como também maximiza o uso de tecnologias avançadas, proporcionando um ambiente de TI robusto. Ao explorar a conexão entre MSPs, equipes internas ou até mesmo, outros MSPs e MSSPs, as organizações podem não apenas aprimorar suas operações de TI, mas também alavancar o crescimento e a inovação. 

Quer saber mais sobre a implementação dessa estratégia? Continue a leitura! 

O que são os serviços cogerenciados? 

Os serviços cogerenciados de TI representam uma oportunidade valiosa para Prestadores de Serviços de TI expandirem suas ofertas e fortalecerem as parcerias com clientes. Este modelo permite que os MSPs demonstrem seu valor agregado, oferecendo suporte especializado e tecnologias avançadas que complementam as capacidades das equipes internas de TI, bem como de outros provedores, somando forças para atender da melhor forma os seus clientes. 

Nessa metodologia de trabalho, podemos encontrar alguns pontos-chave, que moldam como as operações de TI são realizadas. Entre esses tópicos, podemos citar: 

Complementaridade e colaboração 

Em serviços cogerenciados, o MSP atua como um parceiro estratégico, complementando tanto as habilidades da equipe interna de TI do cliente quanto em atuação com outros provedores. Isso inclui fornecer serviços em áreas onde a equipe interna e/ou parceiros pode não ser tão forte, ou onde recursos adicionais são necessários. 

Ofertas personalizadas 

Além disso, a flexibilidade é um requisito notável. Afinal, permite que os clientes escolham quais aspectos de sua infraestrutura de TI querem gerenciar internamente e quais desejam delegar. Isso permite uma solução personalizada que se adapta dinamicamente às necessidades do cliente. 

Escala e eficiência 

Ao utilizar serviços cogerenciados, os MSPs podem ajudar seus clientes otimizar sua infraestrutura de TI. Isso é especialmente valioso para empresas em crescimento ou aquelas que enfrentam demandas variáveis, onde a capacidade de adaptar rapidamente os recursos de TI é crucial. Desse modo, aumentando o seu leque de possibilidades quando o assunto é conquistar mais clientes! 

Reforço da segurança cibernética 

Os MSPs podem elevar significativamente a segurança dos seus clientes ao integrar serviços avançadas de segurança e monitoramento contínuo por meio de uma parceria com um MSSP, por exemplo. Esta é uma área de particular importância, dada a crescente complexidade das ameaças cibernéticas. 

Foco Estratégico 

Com os MSPs lidando com as operações de TI do dia a dia ou com questões técnicas complexas, os líderes de TI podem se concentrar em estratégias de longo prazo e inovação. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também permite que as empresas se concentrem em usar a tecnologia para atingir objetivos de negócios mais amplos. 

A união faz a força 

Pensando em foco estratégico, nada mais justo do que se dedicar a sua especialidade e trabalhar em conjunto com profissionais que somem às suas habilidades. Os serviços cogerenciados não são exclusivos da relação entre MSP e cliente. Ele também é uma opção para a união de forças entre Provedores de Serviços Gerenciados. 

Desse modo, cada profissional pode trabalhar em sua especialidade, somando forças para entregar resultados melhores, além de mais segurança e agilidade nas operações. 

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A parceria entre MSPs e departamentos de TI 

Como vimos anteriormente, a colaboração entre Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs) e departamentos internos de TI representa uma aliança estratégica que pode transformar a infraestrutura tecnológica de uma organização. 

Essa parceria é estruturada de modo a complementar as habilidades internas com a expertise externa dos MSPs. Dessa maneira, resultando em uma gestão de TI mais eficaz e, em geral, inovadora. 

Os departamentos de TI internos, muitas vezes limitados por recursos ou expertise específica, podem se beneficiar significativamente do suporte externo para enfrentar desafios complexos e implementar soluções de TI avançadas. 

Por outro lado, os MSPs têm a oportunidade de entender profundamente as operações e necessidades específicas de seus clientes, permitindo assim, a oferta de serviços personalizados e proativos. Essa conexão não só melhora a capacidade de resposta às necessidades de TI diárias, mas também fortalece a postura de segurança cibernética e impulsiona a inovação tecnológica dentro da empresa. 

Como dito anteriormente, é importante ter em mente que os Serviços Cogerenciados não precisam ser exclusivos da relação entre MSP e departamento interno. Afinal, a união entre MSPs é um recurso valioso para corporações dos mais variados segmentos. Isso porque, assim como temos o foco estratégico e operacional dividido para trabalho interno e externo, respectivamente, também podemos dividir o operacional em especialidades. 

Assim, mais de um Prestador de Serviços Gerenciados pode atender uma mesma empresa, potencializando os resultados em suas áreas de atuação, somando forças e proporcionando mais agilidade e segurança no ambiente cibernético. 

Vantagens que os Serviços de TI cogerenciados podem trazer para a sua rotina 

Os serviços cogerenciados oferecem uma série de vantagens tanto para MSPs quanto para as organizações que os contratam. Afinal, como vimos antes, os pilares que sustentam a relação entre MSPs e departamentos internos de TI, fortalecem os pontos fortes de ambos os lados, garantindo informações concretas para os prestadores, e expertise e ferramentas únicas para os clientes.  

Mas, as vantagens não param por aí! Confira a lista de tópicos que fazem dos serviços cogerenciados, uma boa estratégia para você! 

Expansão do portfólio de serviços 

Os MSPs podem expandir sua oferta de serviços ao incorporar capacidades cogerenciadas, trabalhando com outros profissionais da área. Desse modo, atendendo a uma gama mais ampla de necessidades dos clientes e aumentando sua competitividade no mercado. 

Receita recorrente 

Através dos serviços cogerenciados, os MSPs podem estabelecer fluxos de receita recorrente e previsível, o que é fundamental para a estabilidade financeira e o crescimento do negócio. 

Fortalecimento das relações com clientes 

Ao trabalhar lado a lado com as equipes internas de TI dos clientes, os MSPs podem construir relações mais profundas e de confiança. Assim, aumentando a satisfação do cliente e a retenção a longo prazo. 

Oportunidades de Up selling e Cross selling 

Com um envolvimento mais integrado nas operações de TI internas, os prestadores de serviço têm oportunidades únicas para identificar e oferecer soluções adicionais que atendam às necessidades emergentes dos clientes. 

Acesso a novos mercados 

Os serviços cogerenciados permitem a entrada em mercados onde as empresas estão buscando uma combinação de gerenciamento interno e externo, expandindo assim, seu alcance de mercado. Da mesma forma, a junção entre especialidades na operação externa, ou seja, serviços cogerenciados entre MSPs, facilita a entrada em diferentes setores através da troca de experiência e networking. 

Melhoria da eficiência operacional 

A colaboração com equipes de TI internas pode levar a uma melhor coordenação e eficiência operacional. Dessa forma, reduzindo redundâncias e aproveitando as melhores práticas de ambas as partes. 

É importante ter em mente que a junção entre a sua equipe e o departamento interno de um possível cliente só é possível através do treinamento dos colaboradores. Afinal, é fundamental ter profissionais altamente capacitados na sua equipe de TI. Para isso, você deve investir em alguns elementos que aprimorem as habilidades de relacionamento profissional, bem como o conhecimento técnico do seu time.  

O futuro dos serviços cogerenciados 

Os serviços cogerenciados representam uma importante oportunidade estratégica para os Prestadores de Serviços de TI ampliarem sua oferta, explorarem novas fontes de receita e fortalecerem a confiança e a satisfação dos clientes.  

A adoção desses serviços estimula o crescimento e a inovação dos MSPs, tornando-se um compromisso para proteger o futuro das organizações. Tudo isso, por meio de uma especialização, bem como trabalhar com as ferramentas certas. 

Mas quais são elas? Use a tecnologia a seu favor, utilize soluções automatizadas que facilitam o gerenciamento e o monitoramento da infraestrutura de TI de seus clientes, eleve resultados e conquiste a fidelização. 

Serviços cogerenciados: otimize a atuação com departamentos internos de TI e outros MSPs para reduzir riscos cibernéticos was last modified: maio 16th, 2024 by ADDEE
ADDEE: A ADDEE, fundada em 2014, é uma empresa brasileira dedicada à evolução do setor de TI. Como distribuidora exclusiva da N-able no Brasil, ela se empenha em impulsionar o crescimento do mercado de TI, promovendo excelência no atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência. Atendendo a mais de 700 empresas, a ADDEE oferece soluções modernas e seguras para otimizar a gestão de tecnologia, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Com suporte em português e uma equipe comprometida, a empresa se torna uma parceira estratégica de negócios, transformando o ecossistema de TI e impulsionando resultados para as organizações.
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